sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Documentário: Eu, um negro (1958) Legendado


Sinopse:

Este filme rodado em 1957 acompanha jovens nigerianos que chegam à capital da Costa do Marfim em busca de trabalho. Afastando-se dos métodos tradicionais, o cineasta pediu que eles improvisassem diante das câmeras. O uso do som também foi totalmente subvertido, na medida em que os diálogos foram regravados em estúdio pelos próprios personagens enquanto assistiam às imagens captadas. A partir da fabulação e da recriação, Rouch reinventa o conceito de "verdade" no cinema.


Ficha Técnica:

Título original: Moi, un Noir (Treichville)
Direção: Jean Rouch
Gênero: Documentário
Origem: França/Costa do Marfim
Ano: 1958
Duração: 71 minutos


Assista ao Documentário:


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Documentário: TOUROU ET BITTI - Os Tambores do Passado (1971) Legendado


Sinópse:

Em 1971, Jean Rouch aceitou o convite para filmar uma cerimônia de possessão em Simiri, no Níger; era o mesmo vilarejo e o mesmo ritual que ele havia filmado 20 anos antes em "Yenendi, os homens que fazem chover". Apesar dos esforços do sacerdote e do uso de dois tambores especiais - tourou e bitti -, ao longo de três dias ninguém foi possuído. No quarto dia, depois de horas e horas de espera, Rouch decidiu filmar assim mesmo. Se os espíritos não se manifestavam, ele pelo menos registraria um pouco da bela música daqueles tambores arcaicos, em risco de desaparecimento.

Ligou a câmera e caminhou por entre os participantes até chegar aos tambores. Quando estava a ponto de cortar, as possessões começaram. Assim foi feito Os tambores do passado, curta-metragem em um único plano no qual a própria câmera toma parte da cerimônia e se evidencia como elemento catalisador do ritual. É um ótimo exemplo do que Rouch batizaria de "cine-transe".


Ficha Técnica:

Título original: Tourou et Bitti - Les Tambours d’avant.
Direção: Jean Rouch
País: Níger
Ano: 1971
Duração: 10 min.
Idioma: Francês legendada em português.


Assista ao Documentário:



*** No rodapé do vídeo, clique no botão "Ativar legendas" ***

Documentário: Atlântico Negro - Na Rota Dos Orixas (1998) Legendado


Sinópse:

Um relato realista e comovente das relações entre Brasil e África inspirou o videomaker Renato Barbieri e o historiador Victor Leonardi a criar uma série de quatro documentários chamada Atlântico Negro.

O primeiro filme da série, Na Rota dos Orixás, apresenta a grande influência africana na religiosidade brasileira. Na fita, Renato Barbieri mostra a origem de as raízes da cultura jêje-nagô em terreiros de Salvador, que virou candemblé, e do Maranhão, onde a mesma influência gerou o Tambor de Minas.


Ficha Técnica:

Título Original: Atlântico – Na Rota dos Orixás
Gênero: Documentário
Diretor: Renato Barbieri
Áudio: Português
Legenda: Português (embutida)
Ano: 1998
Duração: 54 min

Assista ao Documentário:

Entrevista: JEAN ROUCH, subvertendo fronteiras (2000) Legendado


Sinópse:


O documentário Subvertendo fronteiras nasceu quando Jean Rouch visitou o Brasil, em agosto de 1996. Participantes do grupo de antropologia visual de São Paulo, realizaram uma ampla entrevista que, dois anos mais tarde, serviria de base para este documentário, assinado pelos antropólogos Ana Lúcia Marquez Camargo Ferraz, Edgar Teodoro da Cunha, Paula Morgado e Renato Sztutman. O filme é um panorama da obra e do pensamento de Jean Rouch e conta, ainda, com trechos de seus filmes e depoimentos de antropólogos e cineastas brasileiros.

Ficha técnica:

Direção: Ana Lúcia Ferraz, Edgar Teodoro da Cunha, Paula Morgado e Renato Sztutman
Lançamento:2000
Duração:41 min
Legenda: PT-BR

Assista à Entrevista:


: